ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recife tem a orla com maior incidência de tartarugas mortas da RMR, diz ambientalista.

Postado Por: Unknown - sábado, 10 de agosto de 2013



Depois da Capital, praias de Olinda registram 2º maior número de casos.

Voluntário Adriano Artoni analisa tartaruga que foi encontrada porta na orla de Olinda.
 
Das 79 tartarugas encontradas mortas este ano no Litoral da Região Metropolitana do Recife (RMR), a maior incidência dos bichos não sobreviventes são encontrados na praia de Boa Viagem e no Pina, ambas localizadas na Zona Sul do Recife. Os dados são do ativista e ambientalista Adriano Artoni, que trabalha voluntariamente em praias da RMR.

Logo atrás das praias da Capital pernambucana, quem aparece é a orla de Olinda. Na última terça-feira, inclusive, um animal da espécie verde foi resgatado sem vida na praia de Bairro Novo. A tartaruga media 90 centímetros e pesava cerca de 40 quilos. Segundo Artoni, o bicho pode ter sido atropelado por alguma embarcação, pois apresentava uma ruptura no casco superior.
O terceiro lugar no ranking das localidades onde são encontradas o maior número de tartarugas mortas é ocupado pela orla de Jaboatão dos Guararapes, sobretudo na área de Candeias e Barra de Jangada. Ainda na RMR, as praias de Pau Amarelo e Janga, no município de Paulista, surgem na quarta posição.
Segundo Adriano, a contagem é realizada com a ajuda das prefeituras, que realizam parcerias com o voluntário e informam sobre o recolhimento dos animais. “São parcerias voluntárias, mas que facilitam a nossa contagem. Seja tartaruga ou qualquer outro bicho, garis e chefes de limpeza me chamam para eu verificar o animal e registrar dados preliminares”.
De acordo com o ambientalista, a maior parte das tartarugas são vítimas de atropelamentos de embarcações e doenças, principalmente fibropapilomas, que é uma espécie de verruga grande que deixa a tartaruga debilitada e com dificuldade de locomoção. Ainda segundo Artoni, 90% dos bichos são encaminhados para Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para análise. O restante é enterrado em aterros sanitários. 

Folha PE.

SIGA NOSSO PORTAL EM »:Twitter,TORNA-SE UM FÃ EM »: Facebook.FIQUE ATUALIZADO VIA »RSS

0 comentários for "Recife tem a orla com maior incidência de tartarugas mortas da RMR, diz ambientalista."

Deixe seu Comentário, de Fato é Muito Importante

PUBLICIDADE